terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alfabeto Grego Parte VI

Bem, como vimos na última parte, faltam apenas 4 letrinhas. São elas: Φ.φ, Χ.χ, Ψ,ψ e Ω.ω. Vamos às explicações.

Φ,φ - Φι - Fi. Esta é a vigésima primeira letra do alfabeto grego e corresponde exatamente ao nosso "F". Não vou me estender muito nessa letra, pois, todos conhecemos o "F" né ? heheh
Segue um exemplo de palavra com a letra "Φ.φ":

Φιλοσοφία. Clique aqui para ouvir.


Χ,χ - Χι - ??. Essa é a vigésima segunda letra do alfabeto grego. Apesar de ser o nosso "X" o som é bemmm diferente, tanto que eu botei os ?? na parte onde geralmente eu escrevo o nome da letra em português. É meio uma mistura de "X" com um "H" muito aspirado. Vou tentar facilitar a vida de vocês, ehehe: Faça o som do "Chi" do português mesmo. Reparou que você faz um singelo Biquinho? heheh. Blz, agora faz o mesmo som mas sem fazer biquinho e sim como se você tivesse dando um sorriso, com os cantos da boca indo pros lados. Ficou sultimente mais aspirado, não? Agora, por último, ao invés de falar "chi" fale "hi" ou "ri", com o mesmo sorriso mas com a língua grudada no céu da boca. Bem, é esse mais ou menos o som do "Χ,χ", hehehe. Clique aqui para ouvir o som da letra e ver se ficou parecido com esse macete que dei.. heheh
Seguem 2 exemplos de palavras com a letra "Χ,χ":

Χάος, χέρι. Clique aqui para ouví-las.


Ψ,ψ - Ψι - Ps.
Está é a vigésima terceira letra do alfabeto grego. Não temos correspondente dela no nosso alfabeto mas é um som já conhecido. Esta letra é o símbolo da psicologia e também represente o som do início da palavra. "Ψ,ψ" tem tem o som de "Ps". Se colocássemos essa letra na palavra "psicologia" ela ficaria assim: Ψicologia. Fácil não?
Seguem 2 exemplos de palavras com a letra:

Ψυχίατρος, ψυχολογία (psicologia). Clique aqui para ouví-las.


Ω,ω - Ωμέγα - Ômega. Está é a vigésima quarta e última letra do alfabeto grego. O ômega é uma letra que tem um som de "o" só que longo. Falando a letra não faz muita diferença não mas em algumas situações o fato da letra ser longa e representar dois "o", pode fazer diferença. Mas por enquanto isso não é necessário, apenas lembrem-se que é um "o" fechado e longo. Mas também não é pra fazer igual "ôooo sole mioooo".. hehehe. Clique aqui para ouvir o nome da letra em grego.
Seguem 2 exemplos de palavras com a letra:

Ωκεάνος, ωροσκόπιο. Clique aqui para ouví-las.


Bem pessoal, chegamos ao fim. Agora vocês já sabem todo o lindo alfabeto grego. Agora vem a gramática e, podem apostar, que o alfabeto vai ser a coisa mais fácil de se aprender... hehehe.
Acho que vou começar a explicar algumas coisinhas da gramática grega, que acham?

Por hoje é só e nossa palavra do dia é: Τέλος. Significa "fim".
Γειά σας, φίλοι.

5 comentários:

  1. Que tal explicar a "maldita" da voz passiva?
    Gia sas

    ResponderExcluir
  2. Olga
    Comunique-se conosco no e-mail

    aprenda.grego@yahoo.gr

    Saberas entao como funciona a "maldita"

    Pela Editora Al&Da (Tripolis-Arcadia-Grecia)

    Adonis

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de esclarer uma dúvida. A palavra grega Teseu, como deve ser pronunciado o S? Com som de s ou som de Z. Grata.

    Τεσευ
    TESEU

    ΤΕΣΕΥ

    ResponderExcluir
  4. Olá! Primeiramente, agradeço pelo bom trabalho, o site. Eu não consigo ouvir o som do "X" pelo link "Clique aqui", dá problema no site, pode me ajudar?

    Podes enviar o som por e-mail: raimundo566@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. vc disse em aulas passadas que a silaba co assim como cu possuia correspondente grego a letra kapa,todavia na palavra psicologia vc usou a letra"qui"

    ResponderExcluir