terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alfabeto Grego Parte IV

Fala ae pessoal, tudo bem? Estava sumido devido ao grande volume de trabalho e a falta de tempo mas regressei para darmos continuidade às explicações do lindo alfabeto grego. Hoje aprenderemos mais 4 letras: Ν.ν, Ξ.ξ, Ο,ο, Π,π. Todas são bem fáceis, sendo que 3 delas possuem letras equivalentes no nosso alfabeto latino. Vejamos:

Ν,ν - Νι - Ni. Esta é a décima terceira letra do alfabeto grego e represente a nossa letra "n". Muita atenção para não confundir a letra Ni minúscula "ν" com a nossa letra "v". Lembre-se que "v" em grego é a letra Beta "B,β".


Ξ,ξ - Ξι - Ksi. Esta é a décima quarta letra do alfabeto grego e não possui letra equivalente no alfabeto latino. Seu som é "ks" como o "ps" de psicologia, só que com a letra "k". Clique aqui para ouvir o nome da letra ksi em grego. Seguem abaixo 2 palavras com a letra ksi:

Ξένος, ξενοφοβία. Clique aqui para ouví-las.


Ο,ο - Όμικρον - Ómikron. Esta é a décima quinta letra do alfabeto grego e é uma das letras que tem o som do "o" latino. Clique aqui para ouvir o nome da letra em grego. Seguem abaixo palavras com a letra ómikron:

Ορθόδοξος, ορχήστρα. Clique aqui para ouvi-las.


Π,π - Πι - Pi. Esta é a décima sexta letra do alfabeto grego e representa a nossa letra "p". Existe uma pequena regra, envolvendo a letra pi, que resulta em um novo som mas isso veremos mais tarde.

Bem pessoal, por hoje é só. Na próxima postagem aprenderemos as letras: Ρ.ρ, Σ.σ, Τ.τ e Υ,υ.

Nossa palavra do dia é Πάσχα. Se diz aproximadamente "pásrra" e significa "Páscoa".

Forte abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário