terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alfabeto Grego Parte V

Olá pessoal, demorou mas voltei pra dar continuidade às explicações sobre o lindo alfabeto grego. Pra quem está vendo meu blog pela primeira vez e ficar interessado, as outras 4 partes estão mais abaixo.
Hoje veremos as letras Ρ.ρ, Σ.σ(ς), Τ.τ e Υ,υ.

Ρ,ρ - Ρό - Ró. Esta é a décima sétima letra do alfabeto grego e representa o nosso "R". Vou ficar devendo pra vocês uns exemplos de palavras com a letra "Ρ", pois, o site onde eu pego os arquivos de som, está fora do ar :P

Ex: Ρήμα. Lê-se "ríma".


Σ,σ(ς) - Σίγμα - Sigma. Esta é a décima oitava letra do alfabeto grego e representa o nosso "S". Em grego, quando o "s" minúsculo está no início ou meio da uma palavra, é usado o "σ" e quando está no final da palavra, é usado o "ς".

Ex: Σήμερα, αυτός. Lê-se "símera, aftós".


Τ,τ - Ταύ - Taf. Esta é a décima nona letra do alfabeto grego e representa o nosso "T". Em grego a letra Ν,ν juntamente com a letra Τ,τ forma um novo som que não existe no alfabeto grego mas isso veremos mais tarde.

Ex: Τραπέζι. Lê-se "Trapézi".


Υ,υ - ύψιλον - ípsilon. Esta é a vigésima letra do alfabeto grego e é outra letra que tem o som de "i". Mas existem outras situações em que o ipsilon pode ter som de "f","v" ou "u". Isso veremos depois.

Ex: Υπάρχει, αυτή. Lê-se "ipár-rri, aftí".

Bem pessoal, por hoje é isso. Faltam apenas mais 4 letras: Φ.φ, Χ.χ, Ψ.ψ e Ω,ω.
A palavra de hoje é: Σχεδόν. Lê-se aproximadamente "srredón" e significa "quase".

Γειά σου.

4 comentários:

  1. que podre só quiria saber pra entrar no computador do meu tio

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. por que em alguns casos vc nomeia ita,ipsilon,zita e não eta,upsilon ou zeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,eu sou estudande tambem.Esta diferença se dá pelo fato de este ser o grego moderno ,e nao os antigos ,como o coine ou bizantino....

      Excluir