terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alfabeto Grego Parte I

Por que aprender o alfabeto grego?

Poderíamos simplesmente perguntar "por que aprender?". É uma pergunta com muitas respostas, pois há muitas razões. Eu posso ser suscinto e dizer que o scriptum grego é útil, pois seu uso é constante no campo das ciências, da filosofia, da matemática e até da arte. Os gregos foram pioneiros nessas áreas e no sistema democrático. Contudo, talvez você esteja interessado no alfabeto grego porque esteja planejando uma viagem ao país - nesse caso, o que pode ser feito para que a viagem proporcione o mínimo de diversão é aprender o alfabeto. Que não é difícil, à propósito. A maioria das letras já foram vistas no dia-a-dia dos tempos de escola, enquanto estudávamos matemática ou física (o "pi" (π), o "x", o "y", o sigma etc.). By Haggen Kennedy.

Hoje ensinarei as 4 primeiras letras do alfabeto: Α.α, Β.β, Γ.γ e Δ.δ. As 4 foram a presentadas nas suas formas maiúsculas e minúsculas. Vamos uma a uma agora.


Α,α - Alfa - άλφα. Esta é a primeira letra do alfabeto grego e representa a nossa letra "a". Clique aqui para ouvir o nome da letra alfa em grego.


Β,β - Beta - βήτα. Esta é a segunda letra do alfabeto grego e representa a nossa letra "b". Esta letra tem o som da letra "v". No alfabeto grego, não existe nenhuma letra com o som da letra "b", existindo apenas através de uma combinação de letras que veremos mais tarde. Clique aqui para ouvir o nome da letra beta em grego.
Abaixo seguem 2 exemplos de palavras com a letra "Β,β" onde vocês poderam perceber o som da letra:

Βιολογία, βάζο. Ouça essas palavras aqui.


Γ,γ - Gama - γάμα.
Esta é a terceira letra do alfabeto grego e representa aproximadamente o nosso "g". Mas porque aproximadamente? Porque seu som não é exatamente igual ao nosso "g". É um "g" mais suave. Clique aqui para ouvir o nome da letra gama em grego.

Existem algumas excessões sobre o som da letra gama. Veremos alguns deles agora:
A letra gama antes de "ι" e "ε", tem um som próximo do "i" como o "y" no inglês "yes". Nas demais outras vogais é o som do nosso "g" só que mais suave, mais saindo da garganta. Já antes de um "Ρ,ρ", que equivale ao nosso "r", o gama tem o som mais próximo do nosso "g", como em "gramado". Seguem 2 exemplos:

Γραμματική, γεωλογία. Ouça essas palavras aqui.


Δ,δ - Delta - δέλτα.
Esta é a quarta letra do alfabeto grego e representa aproximadamente o nosso "d", pois, seu som é um pouco diferente do nosso "d". No alfabeto grego, não existe uma letra com o som do nosso "d". Esse som só é possível através da combinação de algumas letras que veremos mais tarde. Seu som é algo mais parecido com o "th" do inglês nas palavras "this", "that", "then" e etc. Eu costumo dizer que o som da letra delta parece a junção de um "d" com um "z". Para pronunciá-la bem é preciso botar a ponta da língua bem entre os dentes. Clique aqui para ouvir o nome da letra delta em grego. Certamente vocês vão compreender melhor o que eu expliquei.
Por esta razão, no post anterior eu disse que a palavra "Ελλάδα" era aproximadamente pronunciada como "Elláda", pois o som do delta é um pouco diferente do "d".
Seguem abaixo 2 palavras para vocês poderem ouvir o som da letra delta:

Δελφίνι, δράκος. Ouça aqui.
Bem pessoal, é isso ai. Espero que tenham gostado e no próximo post eu volto com as próxima 4 palavras do alfabeto grego: Ε,ε Ζ,ζ Η,η e Θ,θ.
E nossa palavra do dia é αλφάβητο. Se pronuncia "alfávito" e significa alfabeto.
Até a próxima. Γειά σας.

8 comentários:

  1. Qual é a combinação de letras para β ter som de b mesmo?

    ResponderExcluir
  2. E qual é a combinação de letras para δ ter som do nosso d?

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, a grafia correta é SUCINTO e não SUSCINTO.
    Durante muitos anos, perdurou a dúvida sobre a pronúncia da letra beta β (se B ou V); bem assim sobre a pronúncia da letra eta η (se E ou I). Até onde estou informado, em algum lugar da Odisseia narra-se que as ovelhas de Polifemo berravam: βη βη βη. Como é absurdo imaginar-se que em alguma época as ovelhas berrassem: vi, vi, vi; deduziu-se que βη só poderia ser bé, bé, bé.

    ResponderExcluir
  4. não existe link para ser consultado, toda vez que tento aparece msg de erro.

    ResponderExcluir
  5. Seria ótimo se o link para ouvir a pronúncia não desse a msg de erro.

    ResponderExcluir