domingo, 16 de novembro de 2008

Tempos Verbais - Αόριστος II

Olá pessoal, tudo bem?
Depois de meses, decidi voltar e terminar sobre a conjugação de verbos no aóristos.
Na primeira parte sobre o aóristos, falamos nas regras gerais de como formar o aóristos, pois, é melhor entender como funciona a mecânica da coisa ao invés de simplesmente decorar, né?
Os verbos de exemplo que usamos, são da primeira forma de conjugação, ou seja, os verbos terminados em -ω.
Hoje nossa tarefa vai ser mais fácil, pois, não será necessário detalhar tanto. Vamos ver hoje como formamos o aóristos na outras duas formas de verbo.
Os verbos da segunda forma de conjugação, como já vimos aqui, são os verbos terminados em -άω, por exemplo: γελάω, ξεχνάω, κρεμάω, etc.

Pois bem, esse tipo de verbo pode ter 3 terminações diferentes no aóristos: -ησα, -ασα e -εσα. Sinceramente eu não sei uma forma, nem sei se existe, de saber qual terminação usar. Depois de um tempo estudando, pelo menos comigo, dava pra "sentir" qual era a forma correta. Não sei se era por eu já ter visto os verbos no aóristos ou por perceber qual era a sonoridade que caí melhor. Enfim, mesmo tendo essas 3 formas, a conjugação do verbo é a mesma que vimos na primeira parte, por exemplo:

Δουλεύω - Trabalhar
Δούλεψ-α
Δούλεψ-ες
Δούλεψ-ε
Δουλέψ-αμε
Δουλέψ-ατε
Δούλεψ-αν

Μιλάω - Falar
Μίλ-ησ-α
Μίλ-ησ-ες
Μίλ-ησ-ε
Μιλ-ήσ-αμε
Μιλ-ήσ-ατε
Μίλ-ησ-αν

Γελάω - Rir
Γέλ-ασ-α
Γέλ-ασ-ες
Γέλ-ασ-ε
Γελ-άσ-αμε
Γελ-άσ-ατε
Γέλ-ασ-αν

Φοράω - Vestir
Φόρ-εσ-α
Φόρ-εσ-ες
Φόρ-εσ-ε
Φορ-έσ-αμε
Φορ-έσ-ατε
Φόρ-εσ-αν
Πόν-εσ-ες

Viram? Apesar das 3 terminações diferentes, a conjugação é a mesma sempre no aóristos.
Então é isso, pessoal. Nosso próximo tempo verbal vai ser o futuro, também conhecido como: μέλλοντας. Até a próxima pessoal.

Um comentário:

  1. Que bom que vc voltou a postar, Paulo! Acho muito boa a sua iniciativa de trabalhar com músicas gregas, pois facilita a fixação das palavras.

    ResponderExcluir